O canadiano Milos Raonic garantiu na manhã desta terça-feira o apuramento para a segunda ronda do Australian Open. O antigo número três mundial colocou um ponto final na campanha do favorito do público, Nick Kyrgios, com parciais de 6-4, 7-6(5) e 6-4.
Numa partida decidida nos detalhes, Raonic foi sempre mais forte na hora das decisões, aproveitando as poucas oportunidades que teve para quebrar o saque ao seu oponente. Foi assim na primeira partida, onde o tenista de 28 anos aproveitou os break points surgidos ao 10.º jogo para vencer o parcial.
Depois de receber assistência no joelho durante a pausa entre sets, Kyrgios entrou na segunda partida em busca da igualdade no marcador. Porém, um novo parcial de equilíbrio foi decidido no tiebreak e o australiano acabou por ceder o seu serviço numa altura crucial, entregando de bandeja uma vantagem de dois sets a zero a Raonic.
A terceira partida foi aquela onde a diferença entre os dois tenistas mais se fez sentir. Raonic entrou forte e dispôs de dois break points no jogo inaugural, ambos salvos por Kyrgios. No entanto, a ameaça viria a concretizar-se mais tarde e o pupilo de Goran Ivanisevic chegou mesmo ao break ao quinto jogo, naquela que foi a machadada final no resultado.
Apurado para a segunda ronda, o 16.º cabeça de série do Grand Slam australiano vai agora medir forças com o suíço Stan Wawrinka (59.º), que afastou Ernests Gulbis (3-6, 3-1 e retirada do letão), em novo duelo de titãs.
Quanto a Nick Kyrgios, a derrota tem consequências graves: o australiano vai descer pelo menos até ao 67.º lugar da hierarquia mundial, sendo que existe a possibilidade de estar mesmo fora dos 70 primeiros do mundo na próxima atualização dos rankings. Foi também a primeira vez na carreira que Kyrgios foi afastado na ronda inaugural do Australian Open.