A espera chegou ao fim. Ao 14.º dia do novo ano regressou a ação relativa aos torneios do Grand Slam. E porque já é tradição, reunimos numa só lista os primeiros vencedores do Australian Open 2019:
Primeiro ponto:
Marketa Vondrousova – Aos 19 anos, a jogadora checa (73.ª WTA) entrou para a história da 107.ª edição do “Happy Slam” ao vencer o primeiro ponto: aconteceu no duelo com a russa Evgeniya Rodina.
Primeiro jogo:
Marketa Vondrousova – Não é a primeira e certamente não será a última vez que a responsável pelo primeiro ponto é, também, a responsável pelo primeiro jogo. Numa jornada que começou com alguns minutos de atraso, a checa aproveitou para inscrever o nome na história inicial do Australian Open por duas vezes.
Primeiro break:
Ysaline Bonaventure – A jogadora belga não quis perder tempo e tornou-se na primeira a conseguir uma quebra de serviço ao impingir a primeira ferida a Sachia Vickery. Acabaria por dar frutos pouco depois, dado que o primeiro set foi mesmo para o seu lado.
Primeiro set:
Aryna Sabalenka – No entanto, quem ganhou o primeiro parcial do Australian Open 2019 foi Aryna Sabalenka, uma das jogadoras revelação de 2018 e que de tanto vencer já é a número 11 do mundo e até pode sair de Melbourne na liderança do ranking (ainda que esse seja um cenário muito pouco provável de acontecer). O set foi ganho por 6-1 a Anna Kalinskaya.
Primeiro bagel:
Katie Boulter – Era um dos encontros onde menos se esperava que acontecesse (ou pelo menos neste sentido), mas o ténis tem destas coisas: a ainda pouco experiente jogadora britânica, que em 2018 passou por uma das séries de torneios ITF em Óbidos, impingiu um redondo 6-0 no primeiro set à ex-top 10 e semifinalista Ekaterina Makarova.
Primeiro tie-break:
Miomir Kecmanovic vs. Fernando Verdasco – o talentoso sérvio (que há dois anos foi número 1 mundial de juniores) e o já veterano espanhol colidiram num primeiro set muito equilibrado que teve de ser decidido no tira-teimas. Aí, foi Verdasco quem levou a melhor.
Primeira vitória:
Rebecca Peterson – Numa corrida inconsciente com Petra Martic acabou por ser a tenista sueca a garantir a primeira vitória neste torneio do Grand Slam, ao derrotar Sorana Cirstea por 6-4 e 6-1 para chegar à segunda ronda. 10 segundos depois, chegou a vez de Petra Martic, que passou então por Heather Watson (6-1 e 6-2).
Primeiro duplo bagel:
Maria Sharapova – Sem dó nem piedade, a campeã de 2018 não cedeu um único jogo contra a britânica Harriet Dart, que tentou mas nada conseguiu fazer para contrariar a tenista russa.