O espanhol Rafael Nadal deu início à sua temporada oficial esta madrugada, ao garantir o apuramento para a segunda ronda do Australian Open. O maiorquino bateu o australiano James Duckworth, número 237 mundial, por 6-4, 6-3 e 7-5.
O primeiro set ficou desenhado logo à nascença. Nadal entrou mais forte e conseguiu logo no primeiro jogo a quebra de serviço que faria a diferença no final do parcial. Um parcial que, de resto, esteve sempre sob controlo do antigo líder da classificação.
A segunda partida viu Duckworth chegar rapidamente a uma vantagem de 2-0, com uma quebra de serviço a seu favor. No entanto, a resposta do espanhol foi imediata e o break rapidamente devolvido. Até ao final do parcial, apenas por uma vez o australiano conseguiu vencer o seu jogo de serviço, naquele que foi o set em que mais vezes os dois intervenientes claudicaram nesse aspeto.
O terceiro parcial arrancou com algum equilíbrio e com ambos a conseguirem ir vencendo os seus jogos de serviço. A primeira oportunidade de break surgiu apenas a meio do parcial e Nadal agarrou-a, colocando-se em posição privilegiada para carimbar o apuramento. No entanto, quando foi chamado a servir para fechar o encontro, o tenista de 32 anos vacilou e Duckworth aproveitou para prolongar a sua estadia no torneio durante mais uns minutos, até o “Touro” ter conseguido nova quebra de serviço para fechar a partida ao fim de 2 horas e 17 minutos.
Com uma exibição de serviços mínimos, Rafael Nadal garantiu o apuramento para a segunda eliminatória da prova. O segundo cabeça de série aguarda agora pelo australiano Matthew Ebden (48.º) ou pelo alemão Jan-Lennard Struff (51.º).