Só falta uma: João Domingues volta a vencer e está à porta do quadro principal do Australian Open

Fotografia: Álvaro Isidoro/Millennium Estoril Open

Dois dias depois de ter somado a primeira vitória da carreira em torneios do Grand Slam, João Domingues (225.º ATP) voltou a vencer para avançar para a terceira e última ronda do qualifying do Australian Open. À espera no quadro principal estão os compatriotas João Sousa e Pedro Sousa, que esta quinta-feira ficam a conhecer os primeiros adversários.

A jogar pelo segundo ano consecutivo nos courts de Melbourne Park, o tenista oliveirense de 25 anos foi demasiado passivo nos primeiros jogos do encontro frente a Cem Ilkel (252.º), mas soube reagir a um início menos conseguido para derrotar o turco por 6-7(4), 6-3 e 6-4 ao fim de 2h13.

Apesar de ter demorado a criar dificuldades ao adversário e de não ter contado com a 100% com a tão eficaz esquerda a duas mãos (por possível lesão ou simplesmente opção, a verdade é que foram muitas as vezes em que fugiu a esta pancada, mesmo quando parecia ser a solução mais viável), Domingues conseguiu tomar controlo do encontro a partir do segundo set.

Se até aí não tinha criado quaisquer chances de break, em grande parte devido aos 21 winners disparados pela raquete de Ilkel, o jogador natural de Oliveira de Azeméis depressa começou a criar dificuldades ao adversário. O break conseguido ao quarto jogo revelou-se fundamental e depois, já no parcial decisivo, a entrada perfeita deu-lhe o ânimo necessário para concluir categoricamente a tarefa, conseguindo não só elevar as percentagens do primeiro serviço como baixar significativamente o número de erros não forçados (fez 17 no primeiro set contra sete no segundo e 10 no terceiro).

Curiosamente, o encontro terminou com 208 pontos ganhos por cada jogador.

Com esta vitória, João Domingues chega pela primeira vez na carreira à terceira e última ronda da fase de qualificação de um torneio do Grand Slam. Depois de quatro derrotas em quatro encontros a este nível, o terceiro melhor jogador português da atualidade está a encontrar razões para sorrir em Melbourne — ou não fosse este o “Happy Slam”.

Na carteira guarda já qualquer coisa como 15.500 euros e agora tem menos de 24h para preparar o derradeiro encontro: o ex-número 93 mundial Henri Laaksonen, da Suíça (atualmente é o 166.º do ranking), é o jogador que se coloca entre o português e o quadro principal.

Antes desse encontro acontecer, João Sousa e Pedro Sousa ficarão a conhecer os primeiros adversários. O sorteio dos quadros principais de singulares acontece às 18h locais (7h em Portugal Continental) desta quinta-feira.

Total
0
Shares
Total
0
Share