O Australian Open de 2019 começou bem para a comitiva portuguesa: João Domingues, o número três nacional, somou na madrugada desta terça-feira a primeira vitória da carreira em torneios do Grand Slam.
Apesar de defrontar um dos cabeças de série pela frente, o tenista oliveirense (225.º do ranking mundial) não teve problemas em impor o seu jogo e passou com relativa facilidade pelo francês Constant Lestienne (143.º), graças aos parciais de 6-4 e 6-4.
Com este triunfo, João Domingues está pela primeira vez na carreira na segunda ronda do quadro de qualificação de um torneio do Grand Slam. Até hoje, o jogador português de 23 anos tinha perdido os quatro encontros disputados.
Na segunda ronda, terá pela frente o vencedor do encontro entre o turco Cem Ilkel (252.º) ou o bielorrusso Egor Gerasimov (157.º). Na mesma secção do quadro há a destacar a surpreendente derrota de Casper Rudd, o norueguês que era o quinto pré-designado e era visto como o principal candidato à passagem ao quadro.
Para além de João Domingues, também João Sousa e Pedro Sousa vão a jogo nesta edição do Australian Open, mas diretamente no quadro principal.