João Sousa vence duelo fantástico contra estrela da NextGen na estreia na nova temporada

Ténis ao mais alto nível a abrir aquela que se espera ser a sexta temporada a tempo inteiro de João Sousa na divisão principal do circuito mundial de ténis. O número um português derrotou um dos mais talentosos da nova geração para chegar à segunda ronda do ATP 250 de Auckland, onde foi vice-campeão em 2017.

O sorteio já tinha avisado que a estreia do vimaranense em 2019 seria difícil e dentro do campo comprovou-se: Denis Shapovalov (o número 27 mundial e sétimo cabeça de série) entrou melhor, com as pancadas mais afinadas, e enquanto o português procurava o ritmo aproveitou para disparar winners e ganhar conforto dentro do campo.

Foi só quando a desvantagem chegou aos dois breaks que João Sousa conseguiu começar a fazer frente ao canadiano de 20 anos. O segredo estava em prolongar os pontos e reduzir o poder de fogo do adversário e foi assim que o português conseguiu encurtar distância, mas o primeiro set cairia mesmo para o lado de Denis Shapovalov.

Depois, a reação. Com muitas quebras de serviço de parte a parte, o melhor tenista luso de todos os tempos precisou de manter a concentração para conseguir aproveitar a menor eficácia do adversário, em parte devido a uma quebra de ritmo, em parte devido à maior assertividade que começou a apresentar. E o triunfo foi construído nessas bases: cada vez mais sólido e, por consequente, com mais confiança, João Sousa foi o único a conseguir fazer uma quebra de serviço no terceiro set, acabando por selar a vitória com os parciais de 4-6, 6-4 e 6-4 quando o relógio do court já apontava 2h19 de encontro — e que encontro.

https://twitter.com/TennisTV/status/1082194674801147909

É um excelente começo para João Sousa, que desde já iguala o resultado obtido em 2018 mas com a diferença de se iniciar na nova temporada com uma motivadora vitória sobre um jogador mais cotado e que promete fazer correr muita tinta na próxima década.

O próximo adversário também recomenda cautela, pelo que não há tempo a perder e a preparação para a segunda eliminatória começa em breve: será Cameron Norrie, britânico que “explodiu” para a ribalta na 1.ª ronda da Taça Davis entre Espanha e Grã-Bretanha, em fevereiro de 2018, e que esta segunda-feira deixou pelo caminho Benoit Paire (6-3 e 6-2), justificando da melhor forma o wild card que lhe foi entregue pela organização.

Total
0
Shares
Total
0
Share