Não foi o mais favorável dos sorteios aquele que João Domingues (225.º ATP) ficou a conhecer na madrugada desta segunda-feira. O número três nacional vai participar na fase de qualificação do Australian Open e não só se estreia contra um cabeça de série (já esta terça-feira) como pode ter pela frente na ronda de acesso um dos jogadores mais perigosos do quadro.
Atual 225.º da tabela classificativa, o jogador natural de Oliveira de Azeméis vai ter como primeiro adversário o italiano Constant Lestienne, tenista francês de 26 anos que fruto do 143.º posto que ocupa é o 30.º cabeça de série.
Os dois nunca estiveram pela frente, mas o também português Pedro Sousa passou com sucesso pelo tenista gaulês na temporada transata, numa semana que o levou à final do Challenger de Liberec.
Caso seja bem sucedido no primeiro encontro, João Domingues terá como adversário seguinte ou o turco Cem Ilkel (252.º) ou o bielorrusso Egor Gerasimov (157.º). Mas é na ronda de acesso que se poderá cruzar com o adversário mais difícil: o norueguês Casper Ruud, número 111 do ranking e o mais recente inquilino da academia de Rafael Nadal.
O Australian Open 2019 marca o regresso de João Domingues aos torneios do Grand Slam, ele que saiu derrotado na eliminatória inaugural do qualifying nas quatro primeiras investidas: Wimbledon e US Open 2017, Australian Open e Roland Garros 2019.
No quadro principal estão já João Sousa e Pedro Sousa, ambos com entrada direta.