Australian Open confirma super tie-break no set decisivo já em 2019

Rod Laver Arena
Fotografia: Ben Solomon/Tennis Australia

O Australian Open anunciou, esta sexta-feira, que vai introduzir um super tie-break nos sets decisivos já a partir da edição de 2019, que se joga entre os dias 14 e 27 de janeiro nos courts de Melbourne Park. A confirmação surge duas semanas depois dos primeiros rumores.

Num comunicado publicado no website oficial da competição, o diretor do torneio, Craig Tiley, afirma que “optámos por um tie-break até aos 10 pontos quando se verificar uma igualdade a seis jogos no último set para assegurar que os fãs continuam a ter um final especial para estes encontros épicos. Tie-breaks mais longos continuarão a permitir alterações no marcador e também podem diminuir o domínio ao nível do serviço que por vezes prevalece em tie-breaks mais curtos.”

O responsável máximo pelo primeiro torneio do Grand Slam da temporada revelou também que a decisão foi tomada depois de serem consultadas diversas figuras. “Perguntámos a jogadores do presente e do passado, a comentadores, agentes e analistas televisivos se preferiam jogar um set final com ou sem tie-break e partimos dessas respostas. Acreditamos que este é o melhor desfecho possível quer para os jogadores quer para os fãs de todo o mundo.”

A mudança entrará em efeito já na edição de 2019 e em todos os quadros: singulares, pares, juniores e cadeiras de rodas masculinos e femininos e ainda pares mistos.

Desta forma, confirma-se que todos os torneios do Grand Slam terão desfechos diferentes para os parciais decisivos:

  • Australian Open: super tie-break (até aos 10) aos 6-6
  • Roland Garros: diferença de dois jogos
  • Wimbledon: tie-break tradicional aos 12-12
  • US Open: tie-break tradicional aos 6-6

Atualizado às 10h30.

Total
0
Shares
Total
0
Share