Wimbledon adota tie-break no quinto set — mas num formato diferente

O torneio de Wimbledon vai introduzir o tie-break no quinto e último set de todos os quadros. A decisão foi anunciada na manhã desta sexta-feira e vem com um “formato especial”.

Através de um comunicado, a organização do Grand Slam britânico escreve que “depois de uma revisão das estatísticas e informações das últimas 20 edições, e de consultarmos muitos jogadores e oficiais, decidimos introduzir o tie-break quando o resultado chegar ao 12-12 no quinto set.”

A nova regra diz respeito a todos os eventos que façam parte do torneio de Wimbledon — qualifying, quadros principais de singulares e pares masculinos, femininos e mistos e juniores — e o tie-break será disputado da forma tradicional. Ou seja, vencerá o primeiro jogador a ganhar sete pontos com uma vantagem de dois ou mais.

Philip Brook, responsável pelo All England Lawn Tennis Club, considera que “chegou a altura de introduzir o tie-break como forma de conclusão dos encontros caso não cheguem a uma conclusão natural numa fase razoável do set decisivo. Sentimos que introduzir um tie-break quando se chegar ao 12-12 cria um balanço equilíbrio entre permitir aos jogadores concluir o encontro “na distância” e garantir que terminará num período de tempo aceitável.”

Com esta medida, Wimbledon torna-se no segundo torneio do Grand Slam a adotar o tie-break no quinto set. A medida já era aplicada no US Open, com a diferença de que em Nova Iorque acontece como em qualquer set: ao 6-6.

Total
0
Shares
Total
0
Share