Continua a luta contra São Pedro, que tem impedido a recuperação dos recém-requalificados campos do Clube Ténis e Padel de São Brás de Alportel, que se vestiu a rigor para a edição inaugural do SBA Tennis Open. Assim, esta segunda-feira a Vale do Lobo Tennis Academy foi palco de mais uma jornada do torneio internacional algarvio, que tem agora confirmada a presença de 13 portugueses no quadro principal.
Desde cedo presente um pouco em toda a região algarvia — ora a Este, ora a Oeste, Sul ou Norte… –, a chuva depressa destruiu as esperanças de começar esta segunda-feira com os encontros do quadro principal. Mas os da qualificação, ainda que a espaços, foram avançando.
Logo pela manhã, Gonçalo Falcão foi o primeiro tenista português a carimbar o apuramento para o quadro, graças à vitória pelos parciais de 6-2 e 6-1 a Carlos Fernandez-Espinar. A ele, seguiram-se, já na parte da tarde, Martim Leote Prata (que venceu o duelo luso com Miguel Semedo, por 6-2, 5-7 e 6-3), José Ricardo Nunes (6-2 e 7-5 perante Francesco Paschetto), Fábio Coelho (6-4, 6-7[4] e 6-3 contra Gabriele Moghini) e ainda Afonso Salgado, que venceu Mario Pena Garcia (6-2 e 6-1).
Pelo caminho ficou Tomás Almeida, o único português derrotado esta segunda-feira, ao ceder pelos parciais de 6-2 e 6-0 para Javier Pulgar-Garcia, o terceiro pré-designado, que na segunda eliminatória já tinha afastado Miguel Gomes numa batalha em três sets.
Os cinco tenistas portugueses juntam-se aos oito já confirmados no quadro principal (quatro com entrada direta, quatro com wild cards), ou seja, a comitiva portuguesa aumenta para 13 elementos. O sorteio dos qualifiers será feito assim que termine o último encontro da fase de qualificação (Diego Matos frente a Francis Pare) e só depois é possível planificar a ordem de encontros de terça-feira.