Não correu bem o primeiro dia dedicado ao quadro principal do I Future de Idanha-a-Nova 2018 para a representação nacional, uma vez que os dois tenistas portugueses em ação, Miguel Semedo e Martim Prata, foram eliminados nos seus duelos inaugurais.
O primeiro a entrar em campo no Court 1 do torneio albicastrense foi Semedo, de 22 anos e número 1540 mundial, que, não obstante a boa réplica oferecida no segundo parcial, não conseguiu mesmo contrariar o ténis do indiano Adil Kaiyanpur, sucumbindo desse modo por 6-2 e 7-5 ao fim de uma hora e 48 minutos de desafio.
Quanto a Prata, jovem talento lusitano de apenas 18 anos de idade e atual 1994.º ATP, acabou por seguir o mesmo rumo do seu compatriota, tendo sido igualmente afastado em sets diretos. Beneficiado com um wild card, o campeão nacional de sub-18 não resistiu ao quinto favorito, o belga Jonas Merckx (541.º), e saiu assim derrotado por 6-3 e 6-3, em uma hora e 18 minutos de embate.
Se os jogos de singulares acabaram por hoje, o mesmo não se pode dizer relativamente à competição de pares: ainda esta terça-feira há três duplas com presença portuguesa em court, com destaque para os quartos pré-designados, Luís Faria e Martim Prata. Fred Gil e Francisco Cabral são os principais candidatos ao título e já estão nos “quartos”.