Quatro dias depois de ter discutido um lugar na final do ATP 250 de Chengdu, João Sousa vai voltar a jogo: o número 1 nacional estreia-se esta terça-feira no China Open, o ATP 500 de Pequim, também na China, onde em 2014 chegou à segunda ronda.
A boa campanha na última semana valeu ao tenista vimaranense (que subiu do 50.º para o 43.º posto do ranking) o estatuto de special exempt — ou seja, não precisou de jogar o qualifying. Por isso, será já no quadro principal que entrará em ação, e logo num dos maiores courts para defrontar o russo Andrey Rublev.
O encontro será o quarto do dia no Court Brad Drewett, onde a ação começa às 12h30 locais (5h30 em Portugal Continental). Ou seja, é provável que Sousa e Rublev entrem em ação por volta das 10h, não sendo no entanto possível prever uma hora exata.
O frente a frente entre português (29 anos) e russo (20) é favorável ao pupilo de Frederico Marques, que venceu o único encontro disputado entre ambos até à data: foi em São Petersburgo, no ano de 2016, e pelos parciais de 7-6(3), 3-6 e 6-3.