João Sousa sobrevive a montanha russa no marcador e chega à 17.ª meia-final em torneios ATP

João Sousa
Fotografia: Chengdu Open

Nova jornada em Chengdu, nova vitória de João Sousa, que na manhã desta sexta-feira se qualificou para a 17.ª meia-final da carreira num torneio ATP. E a primeira desde janeiro de 2017 em piso rápido.

O tenista português de 29 anos (atual 50.º classificado do ranking e sétimo cabeça de série do torneio) derrotou o tunisino Malek Jaziri (63.º) por 6-1, 3-6 e 6-3, quando estavam decorridas 1h38 de encontro.

No primeiro set, Sousa venceu 85% dos pontos disputados no seu primeiro serviço e não enfrentou um único break point, conseguindo, com a sua direita bem afinada, criar várias dificuldades ao jogo de Jaziri e quebrar-lhe por duas vezes o serviço. Com a chegada do segundo parcial surgiu, também, um tunisino mais concentrado e assertivo, que aproveitou uma quebra de rendimento do número 1 português para converter o único ponto de break de que dispôs e igualar o marcador.

Depois, seguiu-se uma exaustiva troca de breaks — sete, na verdade —, com João Sousa a ser o único capaz de segurar o serviço (em duas ocasiões, para o 3-2 e o 6-3 final) para vencer um parcial de altos e baixos.

Já com três vitórias somadas em solo chinês, João Sousa chega às terceiras meias-finais do ano (já tinha participado nesta fase em Marrocos, quando foi semifinalista na prova de Marraquexe, e em Portugal, quando venceu o Millennium Estoril Open — dois torneios em terra batida).

O triunfo marca, também, um regresso às meias-finais em piso rápido, a superfície em que o vimaranense tem mais títulos conquistados (2) mas na qual não chegava tão longe desde que, em janeiro de 2017, foi finalista em Auckland (perdeu em três sets para Jack Sock).

E agora… Os pares. Antes de pensar no duelo das meias-finais frente ao vencedor do confronto entre Bernard Tomic e Félix Auger-Aliassime, João Sousa tem uma meia-final de pares por disputar. Esse encontro acontece ainda esta sexta-feira, num court secundário, onde ao lado do argentino Guido Pella vai defrontar Austin Krajicek e Jeevan Nedunchezhiyan.

Total
0
Shares
Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.