PALMELA – Estão encontrados os campeões de pares do primeiro Palmela Open: Fred Gil e João Monteiro, terceiros cabeças de série, derrotaram os alemães Patrick Mayer e Niklas Schell por 3-6, 6-3 e 10-3 para ficarem com o título no SPARKS Tennis Park.
A jogarem lado a lado pela segunda vez (a primeira aconteceu há dois anos, na Tunísia), os dois portugueses recuperaram da desvantagem de um set a zero e, mais do que tudo, de um valente susto: ainda ao segundo jogo do primeiro parcial, João Monteiro caiu e o encontro ficou parado por alguns minutos, até ao portuense conseguir voltar à ação.
A dupla alemã regressou melhor ao encontro e partiu para a vitória no primeiro parcial, mas — e porque até ao lavar dos cestos é vindima — Gil e Monteiro nunca se deram por vencidos e foram à luta. Depois do segundo set, entraram melhor no match tiebreak e nunca olharam para trás, carimbando a vitória quando estavam decorridos 68 minutos de encontro.
O título traduz-se no regresso às vitórias de João Monteiro, que este ano já tinha sido finalista de pares num Challenger mas ainda procura o primeiro título em qualquer das variantes. Já Fred Gil, junta este troféu aos de campeão na Beloura (singulares), Westona e Vale do Lobo, ambos em pares.
E agora… A final de singulares. Às 11h deste domingo, João Monteiro e Fred Gil — até aqui parceiros de pares — vão estar em lados opostos do court a lutar pelo mais desejado dos troféus: o de campeão da variante de singulares. A final será transmitida em direto no Facebook do Raquetc e a entrada no SPARKS Tennis Park é gratuita.