João Sousa. É ele o primeiro tenista português da história a chegar à quarta ronda de um torneio do Grand Slam, que é como quem diz, à tão desejada segunda semana. Depois de o ter feito em singulares, no ano de 2015, o número 1 nacional repetiu a proeza em pares e curiosamente no mesmo torneio — o US Open.
O adversário foi Lucas Pouille e o resultado final 7-6(5), 4-6, 7-6(4) e 7-6(5), obtido ao fim de quase quatro horas de encontro que, claro, não o podiam deixar mais satisfeito. “Penso que foi um grande encontro. O Lucas e eu jogámos um excelente encontro, com alguns altos e baixos mas que foi uma grande batalha. O público também esteve muito bem e por isso quero agradecer a todos.”
“Já tinha jogado a terceira ronda algumas vezes mas realmente nunca tinha ganho. Estive muito focado, sabia que tinha de jogar bom ténis e acabou por ser perfeito. Estou muito feliz por estar na quarta ronda pela primeira vez na minha carreira”, admitiu ainda o melhor tenista português de todos os tempos.
Nas primeiras declarações de João Sousa houve ainda espaço para um agradecimento especial: “Esteve um ambiente incrível e quero agradecer a todos os portugueses que estiveram aqui. Não é fácil ter tantas pessoas a apoiar-me e por isso quero agradecer-vos muito por terem vindo, espero que tenham gostado.”