É já este sábado que João Sousa entra em ação pela presença na quarta ronda do quadro principal de singulares do US Open. A jogar pela sexta vez na carreira uma fase tão adiantada de um torneio do Grand Slam, o vimaranense está a um triunfo de fazer história para o ténis português.
Depois de somar, frente ao amigo e por vezes parceiro de pares Pablo Carreño Busta, a melhor vitória da carreira nos quatro maiores torneios do mundo, o número 1 nacional mede forças com o francês Lucas Pouille, 17.º cabeça de série.
O duelo entre o português (68.º ATP, mas que já tem garantido o regresso ao top 60) e o francês (é o 17.º) é o terceiro a partir das 16h de Portugal Continental no Court 17 e será o primeiro na história do ATP World Tour, mas há o registo de um confronto no circuito secundário — Challenger — no ano de 2013, ganho por João Sousa na terra batida do torneio de Todi, em Itália.
Em jogo, está a inédita presença de um tenista português na quarta ronda do quadro principal de singulares de um torneio do Grand Slam.