É, até à data, o momento mais polémico da edição de 2018 do US Open: durante o encontro da primeira ronda, e num dia em que as temperaturas rondaram os 40 graus, a francesa Alizé Cornet foi penalizada por trocar de equipamento dentro do campo.
Tudo aconteceu depois da habitual pausa que é permitida pelas regras do circuito WTA entre o segundo e terceiro set quando as temperaturas são consideradas excessivas. Já de regresso ao court, e prestes a responder ao serviço da adversária, a tenista francesa de 28 anos apercebeu-se de que tinha a t-shirt ao contrário.
Porque o “erro” era de fácil resolução, Cornet não hesitou: pediu à adversária que esperasse alguns segundos e, com normalidade, tirou a peça de roupa para a colocar na direção certa. Foi então que o árbitro de cadeira do encontro a avisou de que tal não era permitido, procedendo à atribuição de um warning por violação do código de conduta.
Nas redes sociais, o vídeo ganhou rapidamente alcance e foram muitas as reações a surgir rapidamente — da parte de jogadoras, treinadores, jornalistas e, claro, seguidores do ténis –, na sua grande maioria a protestar da decisão do árbitro de cadeira.