Gerard Piqué, o futebolista, pode ser um dos próximos adversários de Roger Federer

Gerard Piqué e David Haggerty
Gerard Piqué e David Haggerty, aquando da aprovação das mudanças na Taça Davis | Fotografia: ITF

Se lesse tal coisa há um par de anos, o mais provável era tratar-se de uma simples publicação do Dia das Mentiras. Mas agora, que estamos já na reta final de 2018, a conversa é outra: Roger Federer, o tenista, e Gerard Piqué, o futebolista, podem mesmo estar prestes a medir forças.

Como? Passamos a explicar.

Com o anúncio recente da Federação Internacional de Ténis, que oficializou as mudanças drásticas no formato da Taça Davis, o atual futebolista do Barcelona (e campeão da Europa e do Mundo pela seleção espanhola) passa a ser um dos principais responsáveis pela “nova vida” da maior competição tenística por equipas, ou não fosse ele o fundador da empresa que se prepara para fazer um investimento de três biliões de dólares.

Uma das grandes mudanças na Taça Davis prende-se com a alteração radical do formato do Grupo Mundial, que deixará de ser disputado ao longo de quatro rondas para se concentrar numa única semana do calendário. E se inicialmente novembro era o mês apontado, setembro parece, agora, ser a hipótese mais forte — pelo menos, a curto-médio prazo.

A revelação foi feita pelo próprio Piqué ao jornal francês Le Figaro. “Depois de conversar com a grande maioria dos jogadores percebi que a maior parte prefere que a Taça Davis aconteça em setembro. E eu quero organizar uma competição de acordo com o que eles querem. Preferem todos esse mês porque a época é muito longa e nesse sentido vamos tentar procurar a melhor data para a Taça Davis em setembro.”

É aqui que entra Roger Federer — e na verdade a Laver Cup. O suíço, que desde que venceu a Taça Davis em 2014 disputou apenas uma eliminatória, é um dos principais responsáveis pelo nascimento do torneio de exibição que aconteceu pela primeira vez em 2017, precisamente no mês de setembro.

O sucesso foi tal que as imagens do atual número 2 do mundo a jogar (e celebrar) ao lado do seu arquirival, Rafael Nadal, ficaram praticamente imortalizadas na história do ténis, e a segunda edição está já aí à porta — acontece depois do US Open, entre os dias 21 e 23 de setembro na cidade de Chicago. Ora, em 2019 o torneio ganhará forma na localidade suíça de Genebra, que surpreendeu tudo e todos (até o próprio herói da casa) ao apresentar uma proposta tão imediata.

E se a data de 2019 da Taça Davis parece estar fixa — a própria organização já comunica o mês de novembro –, o que significa que os dois torneios não vão coincidir no calendário, para as épocas seguintes há o tal desejo de Gerard Piqué. A verificar-se, a vontade do futebolista poderá traduzir-se numa colisão com o torneio organizado por Roger Federer & Companhia.

Ao tenista suíço nada passa despercebido e de acordo com a imprensa do seu país terá comentado que é “a favor da inovação e que nem tudo é negativo nesta nova Taça Davis“, reconhecendo ainda que “as mudanças vão forçar reuniões entre os responsáveis da ATP, ITF e Laver Cup” para encontrarem a melhor solução para a ‘sua’ competição.

Para além disso, Federer deixou uma espécie de recado ao futebolista espanhol. “Para nós, é um pouco estranho ver um jogador de futebol a interferir no nosso mundo. Espero que ele tenha cuidado, a Taça Davis não se deve transformar na Taça Piqué.”

É caso para dizer que estão lançados os dados para um duelo que há não muito tempo poderia ser… Impensável.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share