A regra do calor (heat rule, em inglês) só surge nas regras do circuito WTA — foi introduzida em 1992 –, mas esta terça-feira a United States Tennis Association anunciou, através de um comunicado, que decidiu abrir uma exceção.
Assim, e com efeito imediato, também os encontros do quadro principal masculino passam a contar com esta possibilidade. Ou seja, entre os terceiro e quarto sets será dada aos jogadores a possibilidade de fazerem uma pausa durante 10 minutos, período de tempo durante o qual podem recolher aos balneários.
À semelhança do que acontece no circuito feminino (a regra aplica-se entre o segundo e o terceiro set), basta que um dos tenistas peça para interromper o encontro e a regra tem de ser aplicada.
No início da jornada, que aconteceu às 11h de Nova Iorque (16 em Portugal Continental), as temperaturas já estavam próximas dos 38 graus, mas a sensação térmica pode, de acordo com especialistas, chegar aos 41.
O calor é, inclusive, tanto que no duelo entre Petra Kvitova e Yanina Wickmayer — o primeiro do dia naquele palco — um espetador desmaiou e teve de ser assistido, levando à interrupção do encontro.