Em tempos top 70, Kokkinakis recupera boas sensações no circuito Challenger (e vence em Aptos)

Kokkinakis
Fotografia: Peter Staples

Thanasi Kokkinakis já foi o 69.º classificado do ranking mas várias complicações num ombro levaram o ainda jovem tenista australiano a resvalar na hierarquia (em finais de agosto de 2016 chegou a estar no lugar 1031). Este domingo, contudo, o jogador de 22 anos tem motivos de sobra para estar feliz, ou não tivesse averbado o título de campeão do Challenger de Aptos.

A quinta e última vitória de Kokkinakis, número 268 mundial, aconteceu na final frente ao sul-africano Lloyd Harris (161.º), que chegou a este embate com 9 triunfos seguidos em dois sets (!), por 6-2 e 6-3, num encontro onde não chegou a ser verdadeiramente ameaçado.

Este é apenas o terceiro troféu ganho pelo australiano natural de Adelaide na carreira, o segundo no circuito Challenger (o outro remonta a um Future jogado no Canadá).

Kokkinakis procura regressar, passo a passo, a patamares mais condizentes com o seu real valor e sabe que esta segunda-feira, dia 13, subirá ao 199.º posto.

João Correia
Licenciado em Sociologia e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE). Privilegiado por viver numa das melhores eras da história da modalidade. Contacto: joaocorreia@raquetc.com