Depois de João Monteiro, Tiago Cação e Fred Gil, também Frederico Silva (354.º) qualificou-se para os quartos de final do BTA Futures 1, torneio que distribui 15.000 dólares em prémios monetários e que se joga nos courts de piso rápido da Beloura Tennis Academy.
O internacional português enfrentou pelo segundo encontro consecutivo um compatriota, desta vez o luso-brasileiro Guilherme Osório (1784.º), e, pelos parciais em que a partida foi resolvida, o domínio foi claro por parte do jogador das Caldas da Rainha.
Frederico Silva impôs-se num triunfo por 6-0 e 6-2 em 68 minutos, chegando assim às 30 vitórias na temporada, um número que reflete bem a excelente época que o pupilo de Pedro Felner vai protagonizando.
Nos quartos de final, o jogador de 23 anos poderá ter pelo terceiro encontro consecutivo um jogador luso pela frente. Para que tal aconteça, Gonçalo Falcão (1419.º) terá de bater Alexander Donski (1935.º).
Miguel Semedo sem armas perante o principal favorito
O segundo encontro de Miguel Semedo (1555.º) em Sintra teve a duração de apenas 58 minutos. Depois de somar o primeiro ponto ATP do ano ao vencer a 1.ª eliminatória, o jogador de 22 anos foi eliminado pelo primeiro cabeça de série, Yannick Jankovits (311.º), por 6-1 e 6-1, dizendo adeus à competição.