Depois de quatro vitórias, três delas claras, que lhe valeram o acesso à segunda final da temporada em torneios Challenger, Pedro Sousa (151.º) viu o seu domínio quebrado em Liberec, cidade checa onde defendia o título alcançado na temporada passada.
À procura de repetir o feito de 2017, o tenista lisboeta esteve longe do seu melhor na final disputada este domingo frente ao campeão da edição de 2015, o eslovaco Andrej Martin (213.º), segundo candidato à vitória.
Primeiro cabeça de série, Pedro Sousa não conseguiu confirmar esse estatuto, tendo sido derrotado por 6-1 e 6-2, num duelo em que as fases iniciais de ambos os sets e os break points não aproveitados acabaram por pesar, com o português a não esconder a frustração e a acabar por ‘pagar’ com uma derrota demasiado pesada para o nível que costuma exibir.
A derrota na final fará com que o tenista de 30 anos caia no ranking, estando prevista a saída do top 160 mundial. Quanto ao próximo compromisso, passa pela Alemanha, mais precisamente por Pullach, onde já tem o quadro principal sorteado.