Juan Martin del Potro vs. Fabio Fognini.
A final da terceira edição do Abierto de Tenis Mifel é de luxo e para além do título há mais em jogo, como a melhor classificação de sempre da “Torre de Tandil” — que pode, inclusive, confirmar-se ainda antes da decisão arrancar.
Principal candidato à vitória em Los Cabos, torneio que contou com a participação de Gastão Elias, o tenista argentino de 29 anos passou pelo bósnio Damir Dzumhur em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 7-6(6).
Foi uma vitória importante, porque não só o coloca na sua quarta final do ano (vice-campeão em Auckland e campeão em Acapulco e Indian Wells) como o deixa mais perto de melhorar um registo importante: a sua classificação.
Atualmente no quarto lugar do ranking, del Potro pode chegar pela primeira vez ao terceiro posto já na próxima segunda-feira. O único resultado que o impede de escalar ainda mais na tabela é um eventual título de Alexander Zverev em Washington, sendo que uma derrota do alemão nas meias-finais deste sábado consumaria desde logo essa “troca” na classificação.
Voltando a Los Cabos, e ao torneio mexicano, na grande final Juan Martin del Potro vai ter pela frente o segundo cabeça de série, Fabio Fognini, que colocou um ponto final nas aspirações de Cameron Norrie ao vencer o britânico por 6-4 e 6-2 para chegar à sua terceira decisão da época (campeão em São Paulo e Bastad, ambos em terra).
Nos registos, há apenas um encontro entre ambos em quadros principais do ATP World Tour (ganho pelo argentino no piso rápido de Sydney há três anos e meio), mas Del Potro e Fognini também se defrontaram nos Challengers de Montevideo e Guayaquil (triunfos do argentino), em 2005, e no qualifying do Masters 1000 de Roma (vitória para o italiano).