Matilde Jorge, Hugo Maia e Héber Ádonis estão nos “oitavos” do torneio júnior de Leiria

Matilde Jorge, Hugo Maia e Héber Ádonis. São estes os três jogadores portugueses apurados para os oitavos de final dos quadros principais de singulares do prestigiado XXIV International Junior de Leiria, torneio júnior de Grade 4 que se disputa anualmente no Centro Internacional de Ténis de Leiria.

Se a competição feminina se iniciou com um total de 15 jogadoras portuguesas no quadro principal, foram quatro as que chegaram à segunda ronda (Madalena Amil, Maria André, Madalena Tanqueiro e Matilde Jorge) e, delas, uma a que avançou à terceira: precisamente a tenista vimaranense, que começou por derrotar Ekaterina Makarova — homónima da atual número 30 mundial de singulares –, sexta cabeça de série, e depois venceu a suíça Annabel Schoen, tenista suíça de 15 anos que treina nas Caldas da Rainha.

Na terceira fase, e em busca de um lugar nos quartos de final da prova, Matilde Jorge vai ter como adversária a espanhola Irene Garceran, nona cabeça de série. Recorde-se que, este ano, a jogadora portuguesa de apenas 14 anos já se sagrou bicampeã nacional do escalão e venceu os torneios internacionais de Bucareste, Vilamoura e Portimão (quer em singulares, quer em pares), tendo inclusive feito a sua estreia no circuito profissional.

No quadro masculino, o número de participantes “da casa” era ligeiramente maior: foram 18 os jogadores a disputar a primeira ronda e deles 9 passaram à segunda, com Hugo Maia (décimo segundo cabeça de série, que derrotou Gerard Ripoll por 6-4, 2-6 e 6-0 e Charles Barry por 7-5 e 6-1) e Héber Ádonis (convidado, responsável pelas eliminações de Vinicius Saleme, com 6-2 e 6-2, e Matheo Coupu Moison, com 7-5, 2-6 e 7-6[8]) a chegarem aos oitavos de final.

Para chegar aos quartos de final, Hugo Maia terá de passar pelo francês Mehdi Sadaoiui, sétimo cabeça de série e já habituado a derrotar portugueses (Bernardo Serra Vieira na primeira ronda e Eduardo Morais na segunda), enquanto Héber Ádonis tem de vencer o espanhol Jorge Plans.

Em pares, a presença portuguesa nos quartos de final é ainda mais significativa: Madalena Amil e Madalena Andrade formam a única dupla 100% portuguesa ainda em prova no lado feminino e Matilde Jorge também está nesta fase, mas ao lado da francesa Maelle Leclercq. No quadro masculino, Héber Ádonis/André Rodeia, Tomás Luís/Bernardo Serra Vieira e Manuel Gonçalves/Hugo Maia são os tenistas lusos que vão procurar um lugar nas meias-finais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share