PORTO – Uma é a primeira cabeça de série, a outra vem do qualifying. Jil Belen Teichmann ou Cristina Bucsa. Uma delas vai sagrar-se campeã de singulares da 19.ª edição do Porto Open, que este ano volta a distribuir 25.000 dólares em prémios monetários (número que duplica se contabilizados os quadros masculinos).
Com início marcado para a mesma hora, os encontros femininos desta sexta-feira não tiveram histórias muito diferentes e concluíram-se praticamente em uníssono: no Court Central, Jin Belen Teichmann, a primeira cabeça de série, derrotou a terceira, Olga Saez Larra, por 6-2 e 6-4; já no Court 1, a qualifier Cristina Bucsa derrotou a oitava favorita, Ylena In-Albon pelos parciais de 7-5 e 6-2.
E agora? O teórico favoritismo da suíça ou o excelente momento da espanhola, que para além do embalo que já vem da fase de qualificação está, também, a brilhar em pares (é uma das finalistas)? Certo é, apenas, que tal como nas meias-finais também na final estarão frente a frente uma suíça e uma espanhola.
Quanto ao resultado, é esperar para ver: a final está marcada para as 11h deste domingo.