PORTO – Passo em frente: um ano depois, Maria João Koehler regressou ao Clube de Ténis do Porto com uma vitória, garantindo a qualificação para a terceira e última ronda da fase de qualificação do Porto Open.
De volta ao clube onde aprendeu a jogar ténis e cresceu, a tenista portuense — agora com 25 anos — optou por jogar a fase de qualificação, numa tentativa de ter mais jogos nas pernas e, também, pontos, e para já a escolha parece estar a dar certo: este sábado, derrotou a japonesa Natsuho Arakawa, por 6-4 e 6-0.
Na terceira e última ronda, Maria João Koehler (que é a quinta cabeça de série e por isso tinha ficado isenta da primeira) vai ter como adversária a italiana Verena Meliss, 10.ª favorita do qualifying.
A atual número 595 do ranking, 102.ª em 2013, é, aliás, a única tenista portuguesa apurada para a etapa decisiva da fase de qualificação do Porto Open, isto porque Daniella Silva, Sara Lança, Cláudia Gaspar, Joana Baptista, Sara Neto, Rita Pedroso e Bárbara Balancho foram todas derrotadas na segunda eliminatória.
No quadro masculino ainda há cinco jogadores com hipótese de garantirem o apuramento para o quadro principal: Manuel Gonçalves (derrotou Henrique Osório, por 6-3 e 6-4), Afonso Portugal (6-3 e 6-2 a Bernardo Teixeira), Pedro Vide (6-4, 2-6 e 7-5 a Marko Jovanovic), Fábio Coelho (3-6, 6-0 e 6-2 perante Victor Poncelet) e Henrique Petiz (que derrotou Vinicius Saleme por 6-1 e 6-0).