No encontro de estreia, Roger Federer tornou-se no primeiro jogador da história a disputar o torneio de Wimbledon por 20 anos consecutivos. Agora, quatro dias depois, o suíço volta a escrever uma página histórica na Era Open, ao tornar-se no jogador masculino com mais vitórias de sempre sobre a relva.
O registo foi conseguido graças ao triunfo sobre Jan-Lennard Struff. Campeão em título e primeiro cabeça de série, o suíço de 36 anos tinha no germânico o seu terceiro desafio no All England Club e cumpriu-o com distinção, o que lhe vale a 175.ª vitória da carreira em superfícies relvadas.
Esse número é, precisamente, aquele que lhe permite ultrapassar o registo de Jimmy Connors, o norte-americano que até esta edição de Wimbledon detinha o recorde de vitórias na relva. E trata-se de um número que dificilmente será batido nos próximos anos, porque no top 10 não há nenhum outro jogador em atividade.
Assim, Roger Federer passa a deter o recorde em duas das três superfícies em que o circuito é disputado nos dias de hoje: em piso rápido, tem um total de 725 vitórias (Andre Agassi é segundo, com 621, Jimmy Connors terceiro, com 525, seguido de Novak Djokovic, com 511; ainda em atividade, Andy Murray tem 434 e Rafael Nadal 425).
Na terra batida, o recorde continua a pertencer a Guillermo Vilas, com 678, enquanto Rafael Nadal surge na quarta posição, com 415, atrás de Manuel Orantes (520) e Thomas Muster (426).
Martina Navratilova lidera no cômputo geral
No entanto, se juntarmos os dois circuitos a recordista de vitórias em relva continua — e continuará — a ser Martina Navratilova, que ao longo da carreira somou impressionantes 305 triunfos na superfície. A ela, seguem-se ainda Margaret Court (293), Chris Evert (242) e Pam Shriver (180), todas à frente de Roger Federer, enquanto Serena Williams tem 97 triunfos.