Nome: Marin Cilic
Idade: 29 anos
Ranking: 5.º
Objetivo: vencer Wimbledon
No mar de favoritismo de Roger Federer para erguer o troféu de campeão da edição 132 de Wimbledon, Marin Cilic era, muito provavelmente, o tenista mais bem colocado para impedir um feito que já parece consumado, mesmo ainda antes de acontecer.
Não descartando nomes como Rafael Nadal e Novak Djokovic, até porque seria desrespeitoso fazê-lo, a verdade é que o tenista croata era o sério candidato a ombrear com o campeoníssimo suíço pelo troféu mais desejado do mundo. Era porque já não é, pois perdeu um encontro que deveria ter vencido.
Porque o maiorquino, número 1 do mundo, não tem sido feliz no All England Club nos últimos anos (desde 2011 que não chega, pelo menos, aos quartos de final) e o sérvio (três vezes campeão da prova) ainda não está au point, apesar dos bons indícios que vem apresentando.
Esta quinta-feira, no primeiro embate no Court No.1, Marin Cilic não fez o que lhe competia e foi eliminado pelo argentino Guido Pella (82.º), por 3-6, 1-6, 6-4, 7-6(3) e 7-5, que se qualificou assim para a terceira ronda de um Grand Slam pela primeira vez, onde terá agora a oposição de Mackenzie McDonald (103.º), naquela que é a sua terceira vitória da carreira frente a tenistas do top 10.
What. A. Comeback 👏
Having trailed by two sets overnight, this is the moment @guido_pella would have been dreaming of… #Wimbledon pic.twitter.com/LiXJ1ICc92
— Wimbledon (@Wimbledon) July 5, 2018
Seguramente que não estava nas contas de Cilic jogar cinco partidas no duelo com Pella, principalmente depois do arraso que se verificou nos dois primeiros sets, mas a pausa devido à chuva que caiu ontem ao final da tarde veio mesmo em boa altura para o argentino, que com um Cilic irreconhecível pela frente não se fez rogado e assinou uma vitória estonteante.
Ontem, aquando da interrupção, o marcador registava os parciais de 6-3, 6-1 e 3-4 para o finalista da edição do ano passado do terceiro Grand Slam do ano.
Importa recordar que a última vez que o croata saíra de Wimbledon antes dos quartos de final acontecera em 2013, quando desistiu antes de medir forças, na segunda eliminatória, com Kenny De Schepper.