Em 2012, Agnieszka Radwanska foi finalista nos courts relvados de Wimbledon. Agora com 29 anos e acarretando o estatuto de 32.ª cabeça de série do torneio, a polaca chega a este torneio onde já foi muito feliz cheia de força: após ter chegado à meia-final da única prova de relva que disputou esta temporada (em Eastbourne), ultrapassou a primeira ronda do Grand Slam londrino ao cabo de um duro encontro em três sets.
A antiga número dois mundial tinha pela frente a jovem Elena-Gabriela Ruse, de apenas 20 anos, e foram precisos 38 minutos para que a mais experiente das duas jogadoras se destacasse na primeira partida (6-3), deixando a romena em maus lençóis.
Mas, numa segunda partida bem mais equilibrada, uma melhoria do nível de jogo da jovem romena viria a ser o suficiente para colocar dúvidas na mente da experiente polaca, que acabaria por perder o segundo set com uma dupla falta (6-4).
Contudo, um break à entrada da terceira partida viria a facilitar a tarefa de Radwanska: ao cabo de duas horas e 39 minutos, a polaca dava por concluído o encontro pelos parciais de 6-3, 4-6 e 7-5, acabando com as esperanças da jovem romena, naquele que foi o primeiro torneio do Grand Slam por ela jogado na sua ainda curta carreira profissional.
What a battle.
After saving six match points in the third set, @ARadwanska finally prevails 6-3, 4-6, 7-5 against Grand Slam debutant Elena-Gabriela Ruse#Wimbledon pic.twitter.com/BLyDu2w0sc
— Wimbledon (@Wimbledon) July 2, 2018
Já apurada para a segunda ronda da competição, Agnieszka Radwanska terá agora pela frente a checa Lucie Safarova, que bateu igualmente na jornada de hoje a ucraniana Kateryna Bondarenko (6-4 e 6-4).
Tal como Radwanska, também Victoria Azarenka está já apurada para a próxima fase da competição, fruto de uma vitória frente a Ekaterina Alexandrova por 7-6(4) e 6-3. A antiga número 1 mundial irá agora defrontar a sétima cabeça de série da prova, a checa Karolina Pliskova.