Não parece mas trata-se mesmo de um encontro referente à primeira ronda de um Grand Slam. Como consequência da abrupta descida no ranking devido à sua grave lesão, Stan Wawrinka (224.º) vê-se obrigado a defrontar prematuramente jogadores do calibre de Grigor Dimitrov (6.º). Perante tal cenário, o antigo número três mundial foi capaz de transformar esta aparente contrariedade numa inequívoca tomada de posição ao superiorizar-se frente à estrela búlgara.
Mais que a passagem à segunda ronda, Wawrinka alcança finalmente a vitória que tanto desejava (e precisava) durante os últimos meses. Uma vitória de extrema importância, não só pela qualidade de jogo que conseguiu impor durante o confronto, mas também pelo impacto mental que se poderá traduzir num impulso para o nível que outrora fez dele um dos melhores tenistas do século XXI. O encontro desta segunda-feira representa o primeiro dia do resto da carreira de Stan The Man.
Contrastando com as partidas finais, o inicio do duelo foi totalmente dominado por Dimitrov. Observando um adversário atípico do outro lado da rede, o jogador de 27 anos venceu os cinco primeiros jogos do set inaugural, alcançando confortavelmente a vantagem no marcador.
Logo de seguida, surge finalmente um Wawrinka determinado a intrometer-se na contenda. Rugindo cada vez que rouba um ponto mais disputado, o protagonista mais experiente é capaz de manter a serenidade e a compostura essenciais para o seu sucesso ao longo dos dois sets seguintes. Ambos pautados por um equilíbrio que forçou dois tie breaks, o atleta de Lausanne produz uma extraordinária reviravolta no marcador.
Finalmente, na quarta e decisiva partida assistiu-se a um novo equilíbrio no embate, apenas quebrado ao décimo jogo com um break fulcral que conferiu o triunfo ao quartofinalista de 2014 e 2015. Os parciais finais definiram-se em 1-6, 7-6(3), 7-6(5) e 6-4.
That winning feeling 🙌
A first ever top 10 victory on grass – and you can see what it means to @stanwawrinka#Wimbledon pic.twitter.com/3Sng70AGBS
— Wimbledon (@Wimbledon) 2 de julho de 2018
Colocado um fim à sequência de quatro derrotas consecutivas no confronto direto com Dimitrov, Stanimal avança até à segunda ronda do Major britânico onde irá encontrar o italiano Thomas Fabbiano (133.º). O atleta de 29 anos derrotou também esta segunda-feira o indiano Yuki Bhambri (85.º) em quatro sets pelos parciais de 2-6, 6-3, 6-3 e 6-2.