A conquista de Roland Garros por parte de Simona Halep continua a dar que falar, agora pelas piores razões.
Para ilustrar o brilhante feito da romena em Paris, o jornal satírico Charlie Hebdo, que em janeiro de 2015 viu parte da sua redação chacinada num ataque terrorista, publicou uma caricatura de Halep que deixou o povo romeno furioso.
“Uma romena venceu Roland Garros”, pode ler-se na legenda, seguindo-se a exclamação da campeã a erguer o troféu “ferro-velho! ferro-velho!”, numa possível alusão ao povo cigano que percorre o território francês em busca de sucata.
A caricatura está a ser encarada na Roménia como um ato racista, uma vez que o povo daquele país é, não raras vezes, conotado à comunidade cigana.
Michelle Ramis, a embaixadora de França em Bucareste, respondeu ao rol de críticas através da sua conta de Facebook, escrevendo que “Liberdade de expressão e imprensa são princípios fundamentais da República Francesa”, tal como dá conta o L’Équipe.
Já Simona Halep, citada pelo mesmo jornal, recusou-se a tecer grandes comentários sobre este episódio: “Não vou comentar. Não sou capaz de abordar esse assunto”.