Novak Djokovic: “Aprendes sempre mais com as derrotas do que com as vitórias”

Novak Djokovic
Fotografia: FFT

Novak Djokovic é um dos tenistas apurados para a segunda semana do torneio de Roland Garros. O sérvio, ex-número 1 mundial, já soma três vitórias na terra batida de Paris e atinge esta fase do torneio pelo nono ano consecutivo, num momento fundamental da carreira — desde outubro de 2006 que não tinha um ranking tão baixo (é o 22.º).

Tem, por isso e ao fim de algum tempo, razões para sorrir. Afinal, o seu nível está, aos poucos, a reaparecer, como comprova a boa exibição que lhe permitiu derrotar o número 13 mundial, Roberto Bautista Agut, na terceira ronda. E foi precisamente depois desse encontro que Djokovic se dirigiu à sala de conferências de imprensa, onde refletiu durante alguns minutos sobre a aprendizagem dentro e fora de um campo de ténis.

“Aprendes sempre mais com as derrotas do que com as vitórias — sempre. Porque quando perdes um jogo isso põe-te numa posição, num estado de espírito em que questionas e duvidas de tudo. Tudo o que não foi abordado vem à tona quando perdes um grande jogo”, começou por dizer na conversa com os jornalistas.

“É nesses momentos que tens de lidar com as várias emoções e perceber como é que podes melhorar, como é que podes equilibrar todas as coisas que estão a acontecer dentro de ti para que consigas enfrentar o próximo desafio, aprender com ele e seres melhor, e esforçares-te para nunca desistir“, concluiu.

Agora, segue-se Fernando Verdasco, num dos encontros mais aguardados da jornada deste domingo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share