Dominic Thiem continua a fazer jus à fama que foi estabelecendo em Roland Garros. Nos dois últimos anos, o austríaco alcançou as meias finais do Grand Slam francês. Já na presente edição, está a demonstrar possuir todas as capacidades para pelo menos repetir o feito. Após dois encontros onde apenas cedeu um set, Thiem volta a triunfar, desta vez perante o italiano Matteo Barrettini (96.º).
Natural favorito à vitória neste duelo, o sétimo cabeça de série da prova ainda viu o adversário colocar-se em vantagem no jogo inaugural. Contudo, logo de seguida, foi capaz de reagir eficazmente conquistando ele mesmo dois breaks e o respetivo set.
Na segunda partida, foi a vez de Barrettini dar o ar da sua graça e provar que não atingiu a terceira ronda por mero acaso. Num set pautado pelo equilíbrio, o tenista natural de Roma levou a melhor ao fim de um tie break.
Mais tarde, nos restantes parciais deste confronto, a lei do mais forte voltou a imperar. Se na terceira partida o menos cotado dos protagonistas ainda conseguiu incomodar o eventual vencedor, no set decisivo o número oito da hierarquia mundial mostrou-se determinado a fechar o embate não cometendo qualquer deslize. Terminada a disputa, o marcador definiu-se em 6-3, 6-7(5), 6-3 e 6-2, ao cabo de 2h39m.
Nos oitavos de final do segundo Major do ano, espera-se mais um teste de fogo às aspirações do recente campeão do ATP de Lyon. No seu caminho surge agora o japonês Kei Nishikori (atualmente na 21.ª posição do ranking mas antigo número quatro mundial), que na ronda anterior derrotou o jogador da casa Gilles Simon em sets diretos.