Mais de um ano depois da sua última aparição em torneios do Grand Slam, Serena Williams está de volta aos maiores palcos do ténis mundial. Sem competir em Majors desde a conquista do Australian Open em 2017, a antiga número um mundial entrou a vencer em Roland Garros, apurando-se assim para a segunda ronda.
Com Kristyna Pliskova (70.ª) pela frente, uma adversária muito traiçoeira e dotada de um excelente serviço, a norte-americana voltou aos triunfos no circuito profissional ao bater a checa em parciais diretos por 7-6(4) e 6-4, num encontro que teve a presença de Carlos Ramos na cadeira.
Ainda longe do seu melhor, Serena Williams fez um jogo de trás para a frente, afastando o nervosismo inerente ao palco e à falta de competição sentida na fase inicial para avançar para a ronda dois em Paris pela 15.ª vez na carreira.
Ashleigh Barty (17.ª) será a sua próxima adversária, com as duas jogadoras a medirem forças pela segunda vez na carreira. A outra ocasião ocorreu em 2014, em Melbourne Park.