OEIRAS – É de Maria Inês Fonte a primeira vitória portuguesa nos quadros principais do Women Oeiras Magnesium OK, o torneio ITF feminino de 15.000 dólares que esta semana se realiza no CETO – Clube Escola de Ténis de Oeiras.
Se na parte da manhã Rita Pinto, de 17 anos, esteve perto de carimbar a primeira vitória para as cores portuguesas (teve cinco match points), acabou por ser a jovem jogadora da Maia a consegui-lo, ao beneficiar da desistência da compatriota Inês Teixeira quando já liderava por 5-7, 6-0 e 4-0.
Maria Inês Fonte, que é a atual campeã nacional de sub 18 (e meses depois chegou às “meias” do Nacional Absoluto), partia como favorita mas sentiu muitas dificuldades para vencer a compatriota: é que Teixeira, do Clube de Ténis do Jamor, trouxe para o quadro principal a forma e confianças ganhas com as três vitórias na fase de qualificação e ao fim de 1h20 venceu o primeiro parcial, onde se registaram sete breaks.
Mas depois o azar bateu à porta da portuguesa de 21 anos, estreante em quadros principais de torneios do circuito profissional. Isto porque a 0-3 do segundo parcial Teixeira caiu em court, com dificuldades físicas, tendo sido depois assistida em mais duas ocasiões. Sem possibilidades de recuperar o nível a que se exibira na primeira partida, nem tampouco terminar o encontro, acabou por desistir quando Inês Fonte já só se encontrava a dois jogos da vitória.
Com esta vitória, a jovem tenista portuguesa de apenas 16 anos soma a primeira vitória em quadros principais de singulares de torneios ITF desde Guimarães, em junho de 2017. Agora, tudo indica que Maria Inês Fonte vá defrontar a húngara Panna Udvardy (394.ª WTA), se bem que a primeira cabeça de série ainda tenha de entrar em ação, tendo encontro previsto com a qualifier francesa Lucie Wargnier (1094.ª).
Maria Inês Fonte (WC/POR) vs. Inês Teixeira (Q/POR), 1.ª ronda do Women Oeiras Magnesium OK:
Publicado por Raquetc em Terça-feira, 22 de maio de 2018