A terra batida de Istambul é, a partir deste domingo, abençoada para o japonês Taro Daniel. Aos 25 anos de idade, o tenista nascido em Nova Iorque mas naturalizado japonês conquistou o TEB BNP Paribas Istanbul Open e com isso o primeiro título da carreira, ao fim de oito anos no circuito profissional.
O tenista nipónico, 114.º colocado do ranking e que ao longo da semana deixou pelo caminho nomes como Aljaz Bedene (4.º cabeça de série e 63.º ATP) ou Jeremy Chardy (antigo 25.º colocado da hierarquia), derrotou na final desta tarde o tunisino Malek Jaziri (78.º) em apenas duas partidas, com parciais de 7-6(4) e 6-4 ao cabo de duas horas e 24 minutos em court.
First ATP title for @tarodaniel93!
Tops Jaziri 7-6(4) 6-4 in Istanbul.#IstanbulOpen pic.twitter.com/be0ISmSMHK
— Tennis TV (@TennisTV) 6 de maio de 2018
Garantido o primeiro título ATP da carreira, Daniel, um antigo vencedor do Porto Open (2013), sucede ao croata Marin Cilic – que foi afastado na estreia em prova por Jaziri – como campeão do torneio turco e vai chegar a um novo máximo de carreira na atualização do ranking da próxima segunda-feira, escalando 32 lugares até ao 82.º posto (o anterior máximo de carreira era o 85.º lugar atingido em abril de 2016).
Quanto a Jaziri, vai também ele registar uma das maiores subidas da semana – 16 lugares – para chegar ao 62.º lugar da hierarquia mundial, ainda longe do 47.º que atingiu em fevereiro de 2017 e que continua a ser o seu máximo de carreira.