ESTORIL – A prestação portuguesa no quadro principal do Millennium Estoril Open não podia ter começado da melhor forma. Pedro Sousa foi o primeiro luso a entrar em ação no Estádio Millennium e arrebatou o primeiro triunfo na competição, qualificando-se assim para os oitavos de final da prova portuguesa.
A competir duas semanas depois de ter sido obrigado a retirar-se do seu encontro dos quartos de final em Tunes devido a uma pequena lesão abdominal, Pedro Sousa exibiu-se a um excelente nível para somar a melhor vitória do ano, num encontro que fez vibrar o público português.
Pela frente, esta segunda-feira, o jogador de 29 anos teve Gilles Simon, um tenista que dita o seu jogo pela consistência, pelo que a solidez de Pedro Sousa e o momento de decisão ao longo dos pontos foi crucial na decisão da partida.
O jogo ficou marcado pelo grande equilíbrio e pelas longas trocas de bolas, com a pancada de serviço a não ter grande influência no marcador. Pedro Sousa foi quem começou melhor, mas a resposta do ex-top 10 mundial surgiu através de uma boa ponta final no segundo set. Com o encontro encaminhado para o terceiro set, foi o português a fazer a saber subir o nível, recuperando de uma desvantagem de um break para entrar a vencer no Clube de Ténis do Estoril.
O resultado final registou-se com os parciais de 6-3, 4-6 e 7-6(4), que permite a Pedro Sousa repetir a chegada à ronda alcançada o ano passado e somar a segunda vitória da carreira em quadros principais de torneios ATP.
Superada a enorme batalha, o número 143 mundial pode vir a encontrar nos oitavos de final o número um nacional, João Sousa (68.º). Para que tal aconteça, o vimaranense terá de superar a primeira eliminatória frente ao oitavo cabeça de série, Danill Medvedev (50.º).