Frederico Silva é o primeiro português a receber um wild card para o Millennium Estoril Open

Frederico Silva
Será a quarta participação de Frederico Silva em quatro edições de Millennium Estoril Open.

Falhou vários meses de competição devido a lesões e tratamentos, foi paciente ao ponto de esperar o tempo necessário e quando voltou, fê-lo em grande. De tal forma que o início de época está a dar frutos — muitos frutos: depois de regressar ao top 300 (o seu primeiro objetivo para 2018), Frederico Silva conquistou esta sexta-feira um wild card para o Millennium Estoril Open, o maior torneio a acontecer em Portugal.

Já com dois títulos e outra final no palmarés que diz respeito à temporada de 2018, o jogador caldense de 23 anos somou esta sexta-feira a 21.ª vitória da época, que se traduz no apuramento para as meias-finais do Future que se joga no Carcavelos Ténis.

Ora, é precisamente neste clube que se joga a quarta e última etapa do Cascais NextGen Tour, e como bem posicionado que estava na tabela que contabiliza os pontos somados pelos jogadores portugueses neste conjunto de eventos, Frederico Silva viu a combinação de resultados verificados nesta jornada ser suficiente para agarrar o convite — e assim passa a sobrar apenas um para o qualifying, enquanto para o quadro principal faltam atribuir dois (o primeiro foi para Alex de Minaur).

Isto porque o caldense cumpriu com sucesso o seu desafio e, pouco depois, viu Tiago Cação levar a melhor sobre João Monteiro, um triunfo que afastou o portuense da corrida quando este era o único a ainda poder fazer-lhe frente (para Cação ainda ter hipóteses, Silva não podia ter ganho mais nenhum encontro).

Assim, o atual número 297 do ranking já sabe que vai marcar presença em mais uma edição do Millennium Estoril Open. Um torneio que lhe diz muito — considera-o mesmo como o seu favorito — e do qual guarda excelentes recordações, especialmente quando recua 12 meses. É que em 2017 Frederico Silva foi um dos quatro jogadores portugueses a somar uma vitória no quadro principal de singulares.

Em declarações ao Raquetc no final de jornada desta sexta-feira, Frederico Silva afirmou estar “contente por ter conseguido o wild card e garantir a minha presença no Millennium Estoril Open. É, certamente, o meu torneio preferido em Portugal e é sempre uma semana pela qual espero ansiosamente”. O tenista caldense afirmou ainda que “a organização sempre me tratou muito bem, gosto muito do Clube de Ténis do Estoril e fico sempre contente por poder participar num torneio como o Millennium Estoril Open.”

Uma vitória que dá (ainda mais) confiança

A atravessar um excelente momento de forma, e agora a apenas um triunfo de atingir uma notável quarta final esta época (é importante salientar que este é apenas o sexto torneio em que participa), o jogador das Caldas da Rainha não esconde que se tratou de “uma vitória importante” e que lhe dá “alguma confiança por ser o primeiro jogador do top 200 a quem ganho este ano e obviamente a possibilidade de passar às meias-finais e continuar a lutar pelo título desta última semana da série de torneios.”

Sobre o duelo frente a Marco Trungelliti propriamente dito, Frederico Silva contou que já esperava “um jogo difícil. Ele tem melhor ranking que eu, veio de uma vitória num Challenger [o primeiro título da carreira nesta categoria] e certamente com confiança, mas eu tentei não pensar muito nisso e focar-me no meu jogo e no que tinha de fazer. Sabia mais ou menos como ele jogava e preparámos a tática de acordo com isso. Sem dúvida que ele era favorito para este jogo mas eu sabia que podia fazer um bom encontro e ter as minhas possibilidades.”

[table id=55 /]
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share