Depois de terem superado com êxito a fase de qualificação, tanto Francisco Dias (1379.º) como Gonçalo Falcão (1292.º) não foram além da eliminatória inaugural do quadro principal do Cascais NextGen Tour – Carcavelos.
Dias, de 25 anos de idade e que passou pelo difícil mas enriquecedor circuito universitário norte-americano, ainda chegou a forçar uma terceira e decisiva partida mas acabou por consentir a recuperação do belga Niels Desein, número 451 mundial e antigo top 160 ATP, rumo a um triunfo por 6-1, 4-6 e 6-1 em duas horas e 2 minutos de contenda.
Já Falcão, de 30 anos, não teve qualquer hipótese e o melhor que conseguiu fazer foi somar um jogo antes de ver o seu adversário, o espanhol Eduard Esteve Lobato (oitavo pré-designado e 387.º do ranking), obter nove jogos consecutivos para arrebatar o encontro com os arrasadores parciais de 6-1 e 6-0.
Assim, a representação lusa no quadro principal de singulares fica entregue a quatro tenistas: João Monteiro, terceiro cabeça de série, Frederico Silva, quinto favorito, Fred Gil e Tiago Cação, simultaneamente os únicos a terem pontuado este ano no Cascais NextGen Tour.