Terminada a fase de qualificação do ATP 250 de Marraquexe, em Marrocos, ficou definido o adversário que vai discutir com João Sousa (70.º) a passagem à segunda ronda do quadro principal.
Entre os possíveis oponentes do número 1 português estavam Andrea Arnaboldi (221.º), Pedro Martínez (228.º), Alexey Vatutin (160.º) e Calvin Hemery (135.º), com o sorteio a ditar um confronto luso-espanhol.
O jovem espanhol de 20 anos tem como melhores resultados até ao momento nesta época a presença nas meias-finais do Challenger de Chennai, em fevereiro, tendo ainda conquistado o título de campeão do Future de Sharm el-Sheikh nesse mês.
Esta é a terceira vez que o pupilo de Frederico Marques vai a jogo em solo marroquino, depois de participações muito discretas em 2014 e 2016 (segunda ronda).
João Sousa, recorde-se, chega a Marraquexe depois de ter estado ao serviço da seleção portuguesa da Taça Davis, tendo somado duas vitórias nos encontros individuais, o que ainda assim não foi suficiente para levar de vencida a Suécia, em Estocolmo.