Considerado no universo tenístico um dos melhores jogadores de sempre na variante de pares, Leandro Paes somou este sábado mais um feito extraordinário na sua já gloriosa carreira ao tornar-se recordista absoluto de vitórias (43) em partidas de pares a contar para a Taça Davis.
Tendo-se estreado na maior competição de seleções do mundo em 1990, o veteraníssimo jogador indiano conta já com uns impressionantes 126 encontros disputados no prova (singulares e pares), tendo agora um registo de 43-13 no que concerne à vertente de pares.
A juntar à já enorme magnitude do marco histórico alcançado, o 43.º triunfo revelou-se o mote que deu início à fantástica recuperação que a Índia protagonizou este sábado frente à China. A perder por 2-0 na eliminatória, a seleção indiana — sem qualquer margem de erro — foi obrigada a correr atrás do resultado e viu a dupla formada por Paes e Rohan Bopanna levar de vencida os chineses Gong Mao Xin e Zhang Ze para assim escrever mais uma página no livro de recordes da Taça Davis e reduzir a contenda para a diferença mínima.
Posteriormente, Ramkumar Ramanathan e Prajnesh Gunneswaran deram seguimento à reviravolta ao triunfarem nos respetivos jogos de singulares e definindo assim o resultado final em 3-2 a favor da equipa visitante. A Índia avança, desta forma, para o play-off de acesso ao Grupo Mundial pela quinta vez consecutiva.
Quanto a Paes, aos 44 anos prossegue a sua saga de pulverização de recordes. No horizonte do campeão de pares de torneios do Grand Slam em oito ocasiões encontra-se agora o registo de maior número de vitórias nas duas vertentes em partidas da Taça Davis. O atual detentor é o italiano Nicola Pietrangeli, com 120 encontros ganhos, enquanto o tenista natural de Calcutá estabelece-se como o quinto mais vitorioso de sempre, com 91.