Jelena Ostapenko (5.ª) é a terceira tenista a qualificar-se para as meias-finais da edição deste ano do Premier Mandatory de Miami, um dos eventos mais importantes do circuito, depois de ter derrotado na jornada desta quarta-feira a ucraniana Elina Svitolina (4.ª).
O court central de Crandon Park recebeu o segundo encontro entre a letã de 20 anos e a ucraniana de 23, naquela que foi uma reedição dos oitavos de final do torneio de Wimbledon de 2017, com Ostapenko a sair novamente por cima, tal como havia acontecido na relva imaculada do All England Club [na altura com 6-3 e 7-6(6)].
A receita foi a de sempre, até porque a campeã de Roland Garros não sabe jogar de outra maneira, e foi assim, a espancar a bola com todas as suas forças e na busca constante de winners que afastou Elina Svitolina, uma tenista com um estilo de jogo totalmente oposto ao seu, com os parciais de 7-6(3) e 7-6(5).
.@JelenaOstapenk8 books semi final spot at the @MiamiOpen
Edges Svitolina 7-6 (3), 7-6 (5). pic.twitter.com/6Bfk59UHEQ
— WTA (@WTA) 28 de março de 2018
Os números do primeiro set são elucidativos: Ostapenko disparou 23 winners para 22 erros não forçados, ao passo que Svitolina fez 4 winners para 5 erros não forçados.
Vale a pena ouvir David Taylor, o treinador de Ostapenko, numa das conversas durante o encontro:
Great coaching timeout between Jelena Ostapenko and David Taylor, who’s reminding her to commit, hit the ball, and go for it.
“That’s your game! You won Roland Garros hitting 54 errors. But you hit 54 winners.” #MiamiOpen pic.twitter.com/kaGqastgga
— WTA Insider (@WTA_insider) 28 de março de 2018
Estatísticas finais do embate:
Esta presença nas meias-finais do torneio de Miami é de longe o melhor resultado de Jelena Ostapenko até ao momento na presente temporada, ela que ficará agora à espera do desfecho do confronto entre as norte-americanas Venus Williams e Danielle Collins.