Ao longo dos 20 anos de carreira no circuito ATP, Roger Federer já somou mais de 1100 vitórias, mas são poucas aquelas em que se pode gabar de ter feito o que aconteceu na noite desta quarta-feira, quando se impôs perante o francês Jeremy Chardy para chegar aos quartos de final em Indian Wells.
É que a performance do helvético de 36 anos foi perfeita ao ponto do número 1 mundial não ter cedido um único ponto quando meteu o primeiro serviço, um registo que conseguiu alcançar pela quinta vez na carreira.
Desta vez, foram 25 os pontos jogados e ganhos com a primeira bola, sendo que o mesmo já tinha acontecido em Basileia 2017 (21/21 vs. Frances Tiafoe), ATP Finals 2014 (14/14 vs. Andy Murray), Basileia 2010 (25/25 vs. Janko Tipsarevic) e Tóquio 2006 (29/29 vs. Benjamin Becker).
E se o primeiro serviço esteve irrepreensível, a verdade é que a segunda bola de Roger Federer também não esteve nada mal — venceu 19 dos 24 pontos nela disputada. A Chardy valeu, portanto, a boa resistência no seu próprio saque, que só foi quebrado uma vez em cada set.
Para esta estatística não contam encontros em que Federer tenha contado com a desistência de um adversário a determinada altura de um encontro.