Quando tudo parecia encaminhado para o regresso de Rafael Nadal à competição, no torneio de Acapulco, eis que a lesão contraída no Australian Open, que o obrigara a desistir do duelo com Marin Cilic, voltou a fazer-se sentir, impossibilitando que o maiorquino entrasse sequer em court no evento mexicano, onde era o principal cabeça de cartaz.
Na verdade, é preciso recuar até meados de outubro do ano passado, em Xangai, para encontrar o último torneio que não foi visado com a desistência do número 2 mundial. Senão vejamos: na reta final de 2017, desistiu antes de disputar o jogo dos quartos de final do Masters de Paris, abdicando depois de continuar em prova no Nitto ATP Finals (realizou apenas um encontro); já este ano, após a desistência do torneio de Brisbane surgiu o episódio já relatado em Melbourne e, mais recentemente, a ausência de Acapulco.
Ao El País, Ángel Ruiz Cotorro, o médico de confiança de Nadal, admite que esta desistência de Acapulco é um duro revés na confiança do maiorquino de 31 anos. “Quando estás prestes a regressar à competição e acontece uma situação destas no último treino, obviamente é algo que afeta”.
Ainda assim, Cotorro afasta taxativamente o pior cenário. “A lesão é num músculo, e não num tendão, o que teria sido muito pior. A má notícia é que ele se lesionou numa área já afetada e isso não é comum. Não tem o mesmo contexto da primeira lesão, mas está na mesma área. O Rafa até estava a treinar sem limitações e com boas sensações, mas este novo problema obrigou a uma mudança de planos e agora ainda temos que ser mais cautelosos”, afirmou.
Se tudo correr como previsto, Rafael Nadal estará apto para voltar ao circuito no início da época de terra batida. Pelo menos é essa a previsão de Ángel Ruiz Cotorro. “Acreditamos que ele estará recuperado para a época de terra, esse é o objetivo. Agora ele deve descansar durante duas ou três semanas, sendo que esta é uma lesão que precisa de ser acompanhada de perto. Vamos passo a passo, sem pressa. A medicina não é uma ciência exata”, sublinhou.
O Masters de Monte Carlo — torneio que abre a época de terra batida de Nadal — tem início marcado para o dia 15 de abril.