Marin Cilic faz história ao tornar-se no primeiro croata a atingir a final do Australian Open

Pela primeira vez na história, um tenista croata irá discutir o título do Australian Open. O feito foi alcançado por Marin Cilic que ultrapassou na manhã desta quinta-feira o seu encontro das meias-finais, marcando lugar na final do primeiro Grand Slam da temporada.

Vindo de uma excelente exibição frente a Rafael Nadal, o tenista croata de 29 anos manteve o ritmo e o nível de jogo elevado contra Kyle Edmund, o único jogador a separá-lo da final de domingo.

À procura de um lugar na final de um torneio do Grand Slam pela terceira vez na carreira (já tinha sido finalista no US Open de 2014 e em Wimbledon 2017), a experiência do número 6 mundial contrastou com a inexperiência do tenista de 22 anos, uma das agradáveis surpresas desta edição do Australian Open.

Marin Cilic não mostrou grandes sinais de fraqueza e não abriu uma janela de oportunidade ao tenista britânico que lhe permitisse sonhar com algo mais. Apesar do bom nível do mais jovem dos tenistas foi mesmo o croata a sobressair com os parciais de 6-2, 7-6(4) e 6-2.

Quanto ao encontro em si, começou com Marin Cilic a mandar desde cedo. O jogador residente em Monte Carlo não teve dificuldades em fechar o primeiro set, onde Kyle Edmund se mostrou demasiado apático.

No segundo set, a contenda ficou mais equilibrada, mas sempre com Marin Cilic no controlo, não dando hipóteses ao número 49 mundial de estar perto de uma eventual vitória nesse set. O parcial chegou ao tie-break e aí notou-se a superioridade do croata.

A vencer por dois sets a zero tudo se tornou mais fácil e o terceiro set foi reflexo disso. Um break na fase inaugural fez com que muito pouco houvesse a fazer para Kyle Edmund, que não mais incomodou o croata.

Este triunfo vale ao gigante de 1m98 a subida ao terceiro posto do ranking mundial já na próxima atualização da hierarquia, um novo máximo de carreira. O croata torna-se também no tenista que mais vezes precisou de jogar o quadro principal (10) antes de disputar a final em solo australiano, algo que também aconteceu com Kim Warwick (finalista em 1980).

No duelo mais aguardado do quadro masculino, Marin Cilic terá como adversário o jogador que sair por cima do duelo entre Roger Federer e Hyeon Chung.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share