Em 2018 as regras mudaram e a Federação International de Ténis (ITF) não se fica por meias medidas. Esta terça-feira, o jornalista Ben Rothenberg, do The New York Times, anunciou no Twitter que o alemão Mischa Zverev foi multado em nada mais, nada menos do que 45.000 dólares norte-americanos. Tudo isto depois de perder… Na primeira ronda.
O irmão mais velho de Alexander Zverev, que há um ano tinha chegado aos quartos de final, desistiu na segunda partida da ronda inaugural e acabou por ser penalizado pela ITF por “mau desempenho na primeira ronda”. O resultado? A perda de cerca de cerca de 96% do prize-money que ganhara por participar no torneio (47.000 dólares norte-americanos).
A decisão da Federação Internacional de Ténis parte da alteração às regras que entrou em vigor no início deste ano. Diz o atualizado regulamento que “se um jogador que esteja no quadro principal e que não esteja em condições de competir desistir antes do início do torneio, permitindo a entrada de um lucky loser, recebe metade do prémio equivalente à participação na primeira ronda.”
À alteração às regras surgiu de forma a combater a “avalanche” de desistências verificadas com particular agravante na última época, e está a resultar: apenas um encontro acabou com desistência e foi precisamente o de Zverev.
Mystery solved: the big pending penalty was for Mischa Zverev, fined a massive US $45,000 (FORTY-FIVE THOUSAND DOLLARS!) for a poor “first round performance.”
That’s almost all of his prize money, which was around US $47,000 (60,000 AUD).
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) January 23, 2018