O acordo é inédito e encontra-se já em vigor na presente edição do Australian Open. Ao contrário do cenário habitual – que consistia em trocas de informação entre a ESSA (European Sports Security Association) e as diversas federações – esta aliança visa sobretudo promover uma comunicação direta entre a referida instituição europeia e a própria polícia australiana da cidade de Victoria, sob alçada da sua unidade de sports intelligence.
Assim sendo, cada vez que surgir o mínimo sinal de atividades anormais relacionadas com apostas desportivas, a unidade de segurança australiana será alertada em tempo real, permitindo assim uma capacidade de resposta imediata da sua parte. Desta forma, o combate ao denominado match fixing acaba de dar mais um passo significativo em direção ao seu difícil mas indispensável objetivo primordial.
“Este acordo com a ESSA destaca o compromisso da policia de Victoria em dar passos no sentido de criar um ambiente que impeça o crime organizado de ser infiltrar nas nossas fronteiras, neste caso, no mundo do desporto”, sublinhou o comissário da polícia ao canal televisivo local 9 News.