Foi um final de 2017 atípico aquele que os seguidores do ténis testemunharam. Inúmeras lesões marcaram a reta final da temporada e um dos afetados foi Kei Nishikori. E a verdade é que o japonês ainda não recuperou totalmente, acabando por desistir do torneio de Brisbane.
Com regresso ao circuito marcado para a primeira semana do ano, no ATP 250 australiano, o atual número 22 do mundo ainda não está pronto e por isso não poderá competir. Quem o anunciou foi a própria organização do Brisbane International, através do Twitter.
A 16 de agosto, o tenista nipónico de 27 anos anunciou que não ia jogar mais na presente temporada devido a problemas no pulso direito. O último torneio que disputou foi, assim, o Masters 1000 do Canadá e a ausência nos meses seguintes levou-o a abandonar o top 20 pela primeira vez desde março de 2014.
No “comunicado”, Nishikori revela o “desapontamento por falhar o torneio de Brisbane este ano” e relembra que “há vários anos que é o meu primeiro torneio do ano e sinto-me sempre em casa quando jogo aí”. Nas últimas 6 épocas, tinha começado 5 no torneio da região de Queensland.
Já em outubro, Dante Bottini, o treinador do número 1 japonês, afirmara mesmo que se trata de “uma lesão que precisa de ser tratada com muito cuidado” e que, por isso, os dois entendiam que “para competir, só depois do Australian Open“. Para já, Nishikori continua inscrito no Happy Slam (e também no ATP 250 de Sydney, que se joga na semana anterior).
.@keinishikori will sadly miss #BrisbaneTENis in 2018.
“I am so disappointed to miss Brisbane this year. For years it’s been my first tournament of the season and I always feel so at home there. I really look forward to coming back to Brisbane in the future” – Kei Nishikori pic.twitter.com/YdvYaJfNnx
— #BrisbaneTennis (@BrisbaneTennis) December 22, 2017