Os dias passam e começam a ser cada vez mais os tenistas com um lugar garantido no Australian Open, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada. Este fim de semana, foi a vez da Tennis Australia coroar os campeões nacionais do escalão júnior com convites — e logo para os quadros principais.
Aos 17 anos, Jaimee Fourlis é a número 322 do ranking mundial e já disputou dois quadros principais de torneios do Grand Slam (precisamente no Australian Open, onde ganhou uma ronda, e em Roland Garros — ambos este ano). Agora, vai ter a oportunidade de o fazer novamente.
Isto porque a segunda cabeça de série superou uma batalha épica de 3h30 frente à primeira cabeça de série, a 153.ª classificada Destanee Aiava, por 6-7(4), 7-6(1), 7-5 para se desforrar da vitória de há um ano e sagrar-se campeã nacional de juniores.
Ora, por essa mesma razão o também adolescente Alexander Crnokrak conseguiu, de igual forma, assegurar um wild card para o quadro principal do Australian Open, ao derrotar Benard Nkomba com os parciais de 6-2, 4-6 e 6-1.
No caso de Crnokrak, que aos 17 anos não tem ranking ATP, vai tratar-se da primeira aparição de sempre em torneios do Grand Slam no que à variante de singulares diz respeito.
Com estes convites, Fourlis e Crnokrak juntam-se a Xinyu Wang e Corentin Moutet na lista de adolescentes já convidados para os quadros principais de singulares do Australian Open, onde Thanasi Kokkinakis também já tem confirmada a sua presença.
A última oportunidade
A partir da próxima segunda-feira, dia 11, começa a jogar-se em Melbourne Park o play-off de atribuição de um wild card destinado aos tenistas australianos, naquela que é a última oportunidade (para além do qualifying) dos jogadores assegurarem presença no Happy Slam.