ESTORIL – Era, inevitavelmente, a grande favorita e confirmou-o na final: a Espanha derrotou Portugal, por 2-0, e sagrou-se campeã da Europa por equipas femininas no torneio que este sábado chega ao fim no Clube de Ténis do Estoril.
A jogar em casa, a seleção portuguesa procurava a revalidação do título conquistado em 2015 mas sabia que pela frente tinha a difícil tarefa de contrariar o “super-favoritismo” da equipa visitante, que tinha aberto o dia com as conquistas do europeu em pares — numa das finais, inclusive, frente a uma dupla portuguesa.
E se é verdade que o fator casa podia ter influência, também o é que a Espanha ainda é bastante superior — basta dizer que no top 50 mundial só 9 jogadoras não são espanholas. Realidade essa que foi colocada em evidência logo nos instantes iniciais e que não conseguiu ser evitada pela equipa portuguesa.
No primeiro encontro, Sofia Araújo e Kátia Rodrigues ofereceram muita resistência e estiveram perto de igualar a contenda, mas acabaram derrotadas por Teresa Navarro e Victoria Iglesias (6-1 e 7-6[5]). A esse encontro seguiu-se a reedição da final de pares que abriu a jornada, com Marta Ortega e Ariana Sanchez a derrotarem novamente Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça, desta feita com os parciais de 6-2 e 6-3.
As duas primeiras finais do dia estão perdidas, mas Portugal ainda pode fechar o Campeonato da Europa de Padel de 2017 com um título. Para isso, a seleção masculina terá de derrotar a novamente super-favorita Espanha na final, que está marcada para as 17h30.